quarta-feira, 8 de maio de 2013

Crítica sobre o debate "Em cima do lance: novas mídias, blogs e cobertura esportiva"


Atividade Extra
Debate – Semana de Jornalismo
Participantes: Cassio Zirpoli, Diego Peréz e Marcelo CavalcantI



No debate foram discutidos os pontos positivos e os pontos negativos que envolvem a evolução das páginas da internet como portais e blog para o contato com a comunicação,principalmente no meio esportivo.
            Marcelo Cavalcanti, do Blog do Torcedor do portal NE10 contou que no inicio do blog, a intenção era utilizar os elementos do jornal impresso no blog para que as pessoas passassem a utilizar a ferramenta. Com o crescente investimento no mercado de smartphones é possível observar a proporção que a ferramenta cresceu e tiveram que criar as redes sociais Twitter e facebook para atrair o público interessado em futebol e informações.
            A prática de trabalhar com blogs e redes sociais deve estar aliada à uma boa apuração, pelo fato também de haver muitas visualizações e a interação entre público e jornalista também tem se tornado uma maneira importante na realização de novas pautas. O imediatismo da internet e a interação das mídias num meio prático e rápido exige o trabalho em conjunto. Para Marcelo o Twitter tem se tornado chato porque muitas pessoas ou torcedores ainda não possuem respeito ao publicar conteúdos, essa situação ocorre em todas as redes sociais e, principalmente no facebook com ajuda de imagens e vídeos a expansão de materiais é feita com uma proporção muito maior pelo número de curtidas e seguidores.
            Cássio Zirpoli do blog de esportes do Diário de Pernambuco destacou a importância das redes sociais, pois somam 30% dos acessos dos internautas.Toda publicação esportiva renderá muito mais acessos e respostas do público se estiver anexada uma imagem dinâmica em relação ao tema tratado.
            Diego Perez do programa Replay da TV Jornal destacou uma série de qualidades importantes para o trabalho em equipe. Como a aproximação com o público, a inovação e a ousadia.  Todos esses fatores contribuem para melhorar o programa. Ele utiliza o blog como um mankoff do programa, atualiza com as noticias mais recentes, dessa forma consegue interagir melhor com o público que sugere pautas, dando sugestões e opiniões que podem ser adotadas pelo programa.