quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013





O filme "Intrigas de Estado" apresenta a rotina da redação do jornal The Washingtomn Globe no momento em que o repórter protagonista Cal McAffrey investiga juntamente com a jornalista online Della Frye um suposto acidente de metrô que resultou na morte de Sonia Baker, a assistente do seu amigo de faculdade, Stephen Collins. Como pauta principal dos principais jornais que se preocupam em distorcer a história exibindo várias versões, principalmente quando descobrem que Sonia tinha um caso com Stephen. As investigações do crime passam a ser um objeto econômico na visão da chefe Cameron Lynne saturada por receber constantes reclamações dos anunciantes do jornal. 

No suspense é possivel observar vários dilemas existentes no jornalismo, um deles é o problema ético caracterizado pela confiança prometida por Cal ao amigo, o jornalista entra em conflito com Della para que as informações sofre Stephen fossem ocultadas, os dois passam a confundir a amizade com o profissionalismo. Stephen Collins pensa ser apenas uma fonte para Cal e entram em conflito. A situação fere também a conduta ética no jornalismo, pois Cal insiste de todas as maneiras possíveis para absorver informações de suas fontes e pouco se preocupa em saber o estado emocional em que elas se encontram.



(Relação entre Cal McAffrey e seu amigo, Stephen Collins)


Cal McAffrey representa o velho jornal impresso padronizado, ele corre atrás de todas as possíveis pistas verdadeiras do caso preocupando-se com uma apuração realmente bem feita para assim poder ser divulgada. Inicialmente ele não acredita na veracidade de informações vistas em portais online por isso julga o trabalho da jornalista novata Della. Dessa forma só depois de trabalharem juntos em investigações perigosas, Cal começa a aceitar o novo estilo midiático.

Assumindo o papel policial, McAffrey e Della embarcam em situações de risco para descobrir o assassino. Na história, os jornalistas procuram pistas e ao mesmo tempo enfrentam as dificuldades da profissão. Fora da lei e sem nenhuma segurança, Cal tenta escapar dos tiros disparados pelo suposto assassino, Dominic no estacionamento. Nessa cena fica a reflexão: até onde o jornalista deve ir para apurar informações? 
 
Por outro lado, a jornalista  inexperiente, Della, atua de forma bastante ativa para conseguir ser bem aceita como parte online da redação, ela busca escapar do preconceito contra a plataforma, existente na própria redação. Della representa o jornalismo atual, a convergência midiática onde tudo flui rapidamente e em grande quantidade. São essas novidades que atraem o interesse da editora Cameron. Porém, a jovem atualiza matérias rapidamente, se preocupa muito com a venda do jornal e por isso tem dificuldades para desenvolver o artigo sobre o crime pelo fato de acreditar que todas as informações de suas fontes são realmente relevantes.


(Amizade entre Cal e Della)
Cameron a chefe da empresa, tenta conciliar de forma rude os interessem econômicos aos problemas surgidos na pauta para a realização do furo, daí entra em jogo o interesse público, a verdade dos fatos e os preparativos para atender ao Deadline sem perder espaço para as especulações da concorrência.


(Debate entre Cameron, Cal e Della)

Dirigido pelo britânico Kevin Macdonald , o filme Intrigas de Estado representa o envolvimento jornalistico na apuração de grandes casos policiais. A maneira como trata a realidade e a rotina das redações entre profissionais e editores causam um certo impacto naqueles que não imaginam o que há por trás de uma boa ou má apuração. O esforço para o fechamento das matérias, busca de fontes e pistas desvendar um problema é incrivelmente composto pelo criador.
 




(Trailer - Intrigas de Estado)

(Imprensa em Debate- Jornalismo policial)

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A reportagem 360º sob um ângulo crítico



Inovação, essa é a palavra que define o projeto do site  reportaje 306º”, criado pelo jornal espanhol El país. Na página as informações são apresentadas em formato multimídia com vídeos e fotos bem produzidos atraindo a atenção do novo estilo de internauta que busca a interatividade como uma fuga ao estilo padronizado do jornalismo impresso, televisivo e radiofônico. Além disso, a plataforma se difere de web jornais por utilizar diferentes ângulos da reportagem que podem ser escolhidos pelo público de acordo com seus interesses. 

Um passeio pelos diferentes pontos de vistas da informação somada ao atrativo visual proposto pelo design bem planejado aparenta ser um meio bastante positivo para obter informações, mas ainda deixa a desejar quanto ao uso do texto, as imagens e os vídeos parecem carregar a mente do internauta com um grande número de informações ao mesmo tempo. 

 Entre as várias reportagens está “Cali, la ciudad que no durme”, a estratégia da produção é semelhante ao que pode ser visto no cinema, uma série de personagens que representam uma realidade pessoal e pelo menos uma característica em comum: a atividade noturna. 

Confira o vídeo: